top of page

Resenha: ''Um novo amor'' de Juliana Bernardo


Olá, amados leitores! Tudo bem com vocês? Espero que sim!


Iniciarei a resenha de hoje apresentando 05 RAZÕES PARA LER ''UM NOVO AMOR''.


1ª: Na vida do leitor, sempre que alguém faz alguma indicação literária, a primeira de muitas perguntas que passam na mente é: ''Mas, será que esse livro é realmente bom?''. E com ''Um novo amor'' de Juliana Bernardo, não será diferente. Muita calma nessa hora, estou aqui para te ajudar. A minha resposta é não. Acredito que nesse momento muitos de vocês devem estar se perguntando: ''Mas, como alguém faz uma indicação de um livro que não é bom?''. Pois bem, vou explicar: E já adianto que não é nada disso que vocês estão pensando. O livro não é bom, ele é Ó- TI- MO (Ufa! Pegadinha literária, desculpa gente, mas não resisti kkkk). Falando sério. Considero essa uma obra de fácil aceitação para o público adepto e não adepto do gênero Chick Lit, por possuir uma escrita com clareza, coesão e objetividade.


2ª: Quando um leitor decide iniciar uma nova leitura, várias são as expectativas geradas e uma delas é: '' Sendo o livro um meio de ligação entre o autor e o leitor, espero que consiga mergulhar na história e ter sentimentos por cada personagem descrito, seja uma incontrolável raiva ou o mais puro e inocente amor. Será que o livro escrito pela Juliana Bernardo não me decepcionará?'' Bom, na minha opinião não. A narrativa é fluida, com personagens cativantes, capaz de te prender a cada página lida. Enfim, considero ''Um novo amor'' uma das minhas melhores leituras deste ano.


3ª: Este livro te faz pensar. Está bem, eu sei que não é nenhuma novidade. Mas, diferentemente de outras obras que narram uma história, alguns conflitos e vão para o desfecho, com ''Um novo amor'' é diferente. Porque durante a leitura, você é convidado a participar do livro, expressar seu ponto de vista e pensar sobre o que acontece. Para uma história se tornar imortal na mente de um leitor, considero essa ''participação'' importante.


4ª: Não é nenhuma novidade que com o passar dos anos, o perfil dos leitores mudaram bastante. Se antes a maioria deles buscavam por livros de romances que terminavam com aquela velha e conhecida frase: ''E eles foram felizes para sempre'', hoje buscam por um final inesperado. Se você é do tipo que gosta de um conto de fadas tradicional, aquele bem previsível, talvez ''Um novo amor'' não seja o que esteja procurando. Mais do que uma história de romance, o livro é uma mistura de momentos de felicidade, magia, traição e sofrimento, que provocam, comovem e inspiram seus leitores.


5ª: A importância de apoio aos autores nacionais. Quero que você, leitor, me responda esta pergunta: Quantos livros nacionais você tem na sua estante? E quantos são os internacionais? Creio que assim como eu, você também tenha ficado alarmado ao notar que a maioria dos seus livros são internacionais. Temos que mudar isso. Ler obras brasileiras é um meio de valorizar aqueles autores que compartilham a mesma nação que você. Além de nos proporcionar a oportunidade de conhecer histórias maravilhosas.


***

Agora que vocês já sabem as 05 razões para lerem o livro ''Um novo amor''...

Vamos à história:


Na adolescência, Alice conseguiu uma façanha e tanta. Conquistar um dos rapazes mais populares da escola, Tomas Veras. Assim que começaram a namorar, o casal imediatamente tornou- se popular, mas como o preço pago pela ''fama'' é alto, eles eram constantemente alvos de fofocas e de muita inveja. Ela em nenhum momento acreditou nessas ''mentiras'' proferidas pelos alunos. Toda essa energia negativa era utilizava para fortalecer ainda mais seu perfeito relacionamento. Tanto que, assim que terminaram o ensino médio, entraram na faculdade juntos e ficaram noivos. Alice, uma jovem apaixonada, pensava que nada poderia destruir seu noivado. Será que estava certa?

Assim, com uma linguagem de fácil compreensão e ao mesmo tempo muito bem- humorada, a autora, Juliana Bernardo, revela para seus leitores aquilo que poderia ser escrito como um romance contemporâneo protagonizado por personagens reais e seus tormentos.

Totalmente apaixonada pelo Tomas, Alice vê seu mundo de contos de fadas desabar quando flagra seu noivo na cama com outra mulher. Nem preciso descrever o quanto arrasada ficou. Totalmente aturdida, ela encontra conforto nas suas amigas e nos seus pais.

Todo o sentimento que antes Alice sentia pelo Tomas, já não existe mais. Após esse ''golpe'' da vida, entra por um breve período em uma melancolia. Com o passar do tempo, ela aprende com as dores e os obstáculos a enxergar a vida por um ângulo diferente.

Mais do que uma história com um final feliz, trata- se de uma história que alternam entre momentos de alegrias e dores de uma protagonista que com o tempo consegue superar uma grande ferida em seu coração. Alice é a prova viva de que quando menos esperamos podemos encontrar o verdadeiro amor.



FICHA TÉCNICA:

ISBN: B01N3T7X6Z Ano: 2016 / Páginas: 134 Idioma: português Editora: Independente



Recomendo e até o próximo post!



Destaque
bottom of page