top of page

Opinião: "A Conspiração da Aranha" de James Patterson


"A Conspiração da Aranha" é o primeiro livro da série que acompanha os casos do Detetive Alexander Isaiah Cross, mais conhecido como Detetive Alex Cross. É nele também que ele terá o primeiro contato com o seu arquirrival Gary Soneji Murphy.


***

Este post não é uma resenha (como venho postando ultimamente), mas um texto opinativo sobre esse livro.

Quando vi a oportunidade de ler "A Conspiração da Aranha", não pensei duas vezes. Fui logo encontrando um espaço confortável, peguei uma xícara de café e disse a mim mesma: “Mãos a obra”. Logo, meus olhos começaram a percorrer as primeiras linhas.

Por várias vezes, durante a leitura, franzi o cenho. Confesso que tenho uma relação de amor e ódio com o James Patterson.

A série do Detetive Alex Cross é a minha segunda favorita, perdendo somente para o elementar Sherlock Holmes. Há livros do Cross que estão na minha listinha de favoritos e outros que... Bom, vocês entenderam.

Mas, mesmo assim, houve pontos altos na história que elevou o nível da narrativa. Não serei hipócrita de dizer que o livro é detestável num todo. Porém, esperava mais.

Esperava que fosse como um show de mágica. EU ficaria na plateia observando com os olhos estatelados o James tirar coelhos da cartola, cerrar pessoas ao meio, transformar uma rosa em chamas num pombo. No grande final, uma fumaça cinza cobriria o palco e ele apareceria sentado bem ao meu lado. Todos virariam em sua direção. “Ahhh” e “Ohhh” encheriam o espaço enquanto me perguntaria como foi que ele fez isso.

Em "A Conspiração da Aranha" faltou isso. Faltou essa mágica. Faltou eu ser surpreendida, ser arrebatada pela história e não mais querer largá-la.

É uma pena esse livro não ser um dos meus favoritos. Já estava com a ponta da caneta encostada na folha pronta para adicioná-lo.


***

James, James, James, James... Apesar de tudo o que falei, continuarei lendo as histórias do Detetive Alex Cross. O que posso fazer se amo a série apesar de não amar todos os livros?

Sei que em breve terei uma resenha positiva a postar.



FICHA TÉCNICA:

Título: A Conspiração da Aranha

Autor: James Patterson

Idioma: Português de Portugal

Ano: 2001/ Páginas: 346



Espero que tenham gostado e até o próximo post!


Destaque
bottom of page