Resenha: ''Um apelo à consciência- Os melhores discursos de Martin Luther King''
Olá leitores! Depois de alguns dias de uma leitura extraordinária, venho resenhar sobre essa brilhante obra literária. ''Um apelo à consciência'' é a dimensão absolutamente transformadora das palavras do militante norte- americano, alguém que desafiou o preconceito com fé e resignação. O livro é uma coletânea dos principais discursos daquele que escolheu o amor como arma contra a injustiça.
''Ele lutou com todas as suas forças para salvar a sociedade de si mesma.'' (Coreta Scott, esposa de Martin Luther King)
Martin Luther King nasceu em Atlanta na Georgia, seu pai era pastor e sua mãe professora.
Com apenas 19 anos de idade, Luther King tornou- se pastor batista e mais tarde formou- se Teólogo. Também fez pós- graduação na universidade de Boston, onde conheceu Coreta Scott, uma estudante de música com quem se casou.
Luther King foi pastor negro e líder dos movimentos pela igualdade racial nos EUA na década de 60.Seus discursos eloquentes e sua voz forte atraiam milhares de ouvintes onde quer que fosse. É impressionante como até em um livro, ele consegue ter esse mesmo efeito.
Martin ficou conhecido nacionalmente, quando liderou um boicote dos negros contra as empresas de ônibus de Montgomery, Alabama, que só aceitavam passageiros negros se esses se sentassem nos bancos traseiros dos ônibus.
Em 1963, já conhecido em quase todo o mundo com sua pregação pacífica da igualdade racial dos EUA, Martin Luther king liderou uma grande marcha de mais de duzentas mil pessoas reunidas na capital norte- americana.
Durante a leitura, a cada capítulo, era nítido que Luther King via um futuro de oportunidades e direitos iguais. Um futuro de respeito, solidariedade e fraternidade entre as pessoas. Via o sonho de uma vida em comunidade, sem discriminação, sem violência. Em todos os discursos contidos no livro, consegui ver naquelas páginas palavras de motivação e força à uma nação negra que lutava para conseguir direitos básicos, direitos esses que estavam sendo negados simplesmente pela cor da pele.
Para finalizar essa minha resenha, decidi colocar um trecho de um dos seus últimos discursos.
'' “Eu sou alguém. Eu sou uma pessoa. Eu sou um homem digno e honrado. Tenho uma história rica e nobre, mesmo que essa história tenha sido de dor e exploração. Sim, meus antepassados foram escravos, e não me envergonho disso. Tenho vergonha daqueles pecadores que os escravizaram” Sim, sim, devemos nos levantar e dizer: “Eu sou negro, mas eu sou negro e belo” ''
Nota Pessoal: Através desse livro consegui ter uma visão não só do líder, mas também do amigo, marido e pai que Martin Luther King foi. Com os discursos inspiradores, consegui compreender mais a luta pela igualdade racial nos EUA. Infelizmente, vivemos em uma sociedade onde algumas pessoas são preconceituosas e definem às outras pela cor da pele e classe social pertencente. Essas pessoas têm que entender que somos todos seres humanos.
''Eu tenho um sonho que um dia esta nação se erguerá e viverá o verdadeiro significado de seus princípios: ''Nós acreditamos que esta verdade seja evidente, que todos os homens são criados iguais.'' ''