top of page

Resenha: "Minha avó pede desculpas" de Fredrik Backman


Apesar de já ser um autor consagrado no meio dos críticos literários, "Minha avó pede desculpas" é o primeiro livro do Fredrik Backman que leio. Com certeza sempre que vir algum livro seu em venda numa livraria, em feiras ou na internet, ficarei tentada a comprá-lo.

Se você me pedisse para resumir o que sinto por esse livro em apenas uma frase diria: Amo-o mais do que 10 mil eternidade de contos de fadas.

Sem mais delongas, vamos à história...


***


Quando ouvimos a palavra "avó" involuntariamente surge em nossa mente a imagem duma senhora de estatura baixa, cabelos brancos presos num coque alto, usando uma saia longa que cobre-lhe os pés, blusa e sapatos fora de moda. Capaz de lançar através das lentes do óculos de grau um olhar afetuoso que faz o nosso coração sentir envolto por uma manta de crochê. Essa pode até ser a imagem de algumas avós, mas, da Avozinha da Elsa, não é.

Após pensar em como poderia defini-la, decidi deixar esse papel para a sua neta.

"A Avozinha tem setenta e sete anos de idade, a caminho dos setenta e oito (...). Vê-se que é velha porque a sua cara parece papel de jornal enfiado dentro de sapatos molhados, mas nunca ninguém a acusa de ser madura para a idade. "Atrevida", comentam às vezes (...). Também julgam que a Avozinha é louca, embora na verdade ela seja um gênio. (...). Foi médica, ganhou prêmios, vários jornalistas escreveram artigos sobre ela e esteve nos lugares mais terríveis do mundo quando todas as outras pessoas de lá saiam. Salvou vidas e combateu o mal em todos os cantos da Terra. Tal como os super-herois."

Já a Elsa tem sete, quase oito anos de idade (como gosta de dizer). É considerada pelos adultos "muito madura para a idade" e "diferente", principalmente, pelos "coleguinhas" da escola.

Juntas elas vivem grandes aventuras não só na vida real como também nos reinos secretos na Terra-De-Quase-Acordar.

“No shit, Sherlock”, diria Elsa se tivesse lido a frase anterior.

Infelizmente, como nem tudo são flores, pela segunda vez, nossa corajosa pequena cavaleira terá que ser forte.

Com a morte da Avozinha, sua melhor amiga, Elsa recebe a missão de proteger o castelo, a família e os amigos. Além de entregar as cartas da avó com pedidos de desculpas.

A cada entrega outro lado da história é descoberto e o enredo se completa.


Tenho uma pergunta a lhe fazer: Você acredita nos contos de fadas? Sendo "SIM" ou "NÃO" a sua resposta, recomendo que se jogue de cabeça e viva as experiências proporcionadas por essa história.

Uma coisa é fato: Após ler esse livro, não enxergará o mundo "real" da mesma maneira.


FICHA TÉCNICA:

Título: Minha avó pede desculpas

Autor: Fredrik Backman

Editora: Fabrica 231

Ano: 2018 / Páginas: 384

Espero que tenham gostado e até o próximo post!

Destaque
bottom of page