top of page

Opinião: ''Toda Sua (#1); Profundamente Sua (#2)'' de Sylvia Day


''Toda Sua'' é o primeiro e ''Profundamente Sua'' é o segundo livro da ''Série Crossfire'', composta de quatro volumes já publicados, sendo que provavelmente no ano de 2016 a autora Sylvia Day proporcionará aos leitores o quinto volume da série.

Depois de aproximadamente um mês sem interessar- me por nenhuma leitura, vagando pelos meus arquivos de livros, decidi ler o primeiro parágrafo do ''Toda Sua'' para ver se interessaria- me pela obra e não consegui mais parar de ler.

O livro, como muitos já devem saber, é classificado como um romance erótico. Sendo mal visto por alguns leitores e críticos literários. O que não ajuda muito uma pessoa, como eu, que nunca leu esse tipo de livro antes, interessar- se pela leitura. Mas, mesmo que um livro tenha milhares de críticas, gosto de lê- lo e tirar minha própria conclusão. E foi isso o que fiz.

Estava procurando um livro diferente de tudo que já havia lido e surpreendentemente acabei sendo encontrada pela história de Gideon & Eva.

Bom, lamento pelos leitores que focaram somente nas partes quentes do livro. E esqueceram da história narrada de duas pessoas que foram vítimas de bárbaros crimes que os atormentam na vida adulta e, coincidentemente ou não se envolvem. Ambos com seus pesadelos e temores, tentam ajudar o outro a superar seu respectivo trauma.

O livro apresenta sim uma linguagem inapropriada para menores de idade. E portanto, não aconselho- o para essa faixa etária. Há muitas obras esperando para serem desvendadas que apresentam uma linguagem mais apropriada para essa idade. É só pesquisar e iniciar a leitura.

Muitos leitores acabam comparando a ''Trilogia 50 Tons de Cinza'' com a ''Série Crossfire''. Bom, se há coincidências demais ou não entre essas obras, no momento não sei informar. 5O tons, não despertou- me ainda o desejo de lê-lo, mas pretendo em um futuro próximo iniciar a leitura.

Apesar de não ter terminado de ler toda a série, fui ''agraciada'' por uma série de spoilers que confidenciaram- me mais fatos sobre o romance de Gideon & Eva.

Diante de tudo que li e de que me contaram, dá a entender que a princípio o Crossfire seria uma Trilogia, mas diante da grande repercussão e provavelmente lucro obtido na obra, a autora decidiu estender um pouco mais a história, entediando alguns dos leitores. Se vocês prestarem bem a atenção no primeiro livro da agora Série Crossfire, vem escrito na capa: ''...Da Trilogia Crossfire''. Bom, não faço crítica com relação a isso, simplesmente retrato algo que chamou a atenção não só minha mais de outros leitores.

Sempre quando leio um livro, gosto de analisar ambos personagens e entender o por que de tal atitude, sou imparcial (até certo ponto, depois fico do lado de um personagem dando apoio moral).

Sobre o relacionamento de Eva & Gideon... de fato ninguém discorda que há química entre eles. Mas, nenhum relacionamento deve ser baseado puramente no sexo. E era justamente isso que a princípio eles estavam fazendo, gerando muitas vezes diálogos conflitantes.

Algumas mulheres podem até considerar o Gideon como um ''sonho de consumo'', e realmente ele é bem atraente, mas há algumas atitudes dele que eu não concordo.

A história de Eva & Gideon é narrada no livro de um jeito atraente, envolvente e inspiradora, sendo o amor capaz de superar todas as barreiras. Mas, e se fosse real? E se essa fosse sua história?

Se eu fosse a Eva, no meu ambiente de trabalho, o meu chefe perguntando- me se estava dormindo com alguém e logo em seguida continuar com aquela conversinha, eu não sei o que vocês fariam mas, eu não renderia conversa com ele e nem ficaria mais um segundo sequer ao seu lado. Na vida fictícia tudo é lindo e superado, mas na vida real as coisas são diferentes. E essa é toda a graça de um livro, que nos tira da nossa zona de conforto do cotidiano e nos introduz a situações inusitadas.

Encanta- me saber que um livro escrito por uma pessoa pode ser lido por milhares de leitores e cada um entender de um jeito diferente a história. Não existe a interpretação errada ou certa e sim diferente. Eu chamo isso de Liberdade Literária.

Para finalizar deixo uma reflexão para você lembrar sempre que estiver escolhendo sua próxima leitura: '' Você lê para você ou para os outros?'', essa frase é da Cris Guerra.

Boa Leitura!

Destaque
bottom of page