Resenha: "Ética e Vergonha na Cara!'' de Mario Sergio Cortella e Clóvis de Barros Filh
''A ética da conveniência; A ilusão moral do foco no resultado; Qual é o resultado que torna justo o caminho?; Ética como instrução; Não há vida sem escolha, e não há escolha sem valor; Corrupção: Consequência do sistema?; Uma questão de escolha; A corrupção e o sistema político; A corrupção e a família; É vergonhoso não ser querido.'' Esses são os 10 tópicos debatidos no livro.
O livro apresenta estrutura textual no formato de diálogos entre os autores, o que aproxima ainda mais os leitores do debate. ''Ética e Vergonha na Cara!'' nos leva a refletir sobre nossas escolhas feitas no cotidiano, muitas vezes no modo automático, nos alertando de que forma a vergonha encontra lugar na ética, com o objetivo de que possamos pensar e agir além do egocentrismo.
O livro é classificado como uma obra filosófica, mas não apresenta uma linguagem de difícil entendimento. Podendo ser lido e interpretado por qualquer leitor. Sendo que nas suas últimas páginas, há um glossário com mais informações sobre as pessoas citadas. O que achei fantástico, levando em conta que muitas vezes lemos algum artigo ou livro onde são rasos os dados complementares sobre essas pessoas.
Ao término da leitura, não refleti somente o conceito da Ética, mas também na aplicabilidade errônea da palavra por diversas pessoas.
''Jogar lixo no chão, colar na prova, oferecer dinheiro em troca de algum benefício – todos esses são comportamentos que podem ser facilmente percebidos em nosso dia a dia, quase como se fossem situações corriqueiras e típicas da cultura brasileira. Mas de que maneira isso se reflete na formação de crianças e jovens? A corrupção estaria mais próxima de nossa vida cotidiana do que gostaríamos de supor?''
Essas perguntas e muitas outras que surgirão ao longo dos diálogos, serão refletidas por três pessoas: Clóvis, Cortella e Você.
Finalizo minha resenha com duas frases, uma do Clóvis e outra do Cortella:
''...não há saber mais prático, no sentido
de estar voltado à conduta, do que a ética.''
''...costumo dizer – e isso se aplica também à escola – que nem
todo sucesso é decente, nem toda vitória é honrosa ou, no campo da empresa,
nem todo lucro é higiênico. Desse ponto de vista, há coisas que sujam o tipo de
sucesso que se obteve.''
Ficha Técnica:
Título: Ética e Vergonha na Cara!
Escritores: Mario Sergio Cortella
Clóvis de Barros Filho
Páginas: 112
Coleção: Papirus Debates
Ano de Edição: 2014
Edição: 1ª
Boa Leitura!