Opinião: “O Doador de Memórias’’ de Lois Lowry
O livro faz uma crítica social e questiona o leitor sobre o que seria uma sociedade ideal e um indivíduo perfeito.
''A vida é tão previsível. Tão indolor. É como ''eles''escolheram.''
As pessoas dessa sociedade levam uma vida onde não há cor, dor, tristeza, pesadelo, guerra, fome... Mas também não existe amor, sonho, comemorações festivas, calor humano, emoções... Bom, na intenção de formar essa tal comunidade retirou- se tudo que causava transtornos e conflitos entre os moradores e tudo que proporcionava prazer.
O final, assim como todo o texto, me surpreendeu. Confesso que nunca havia lido algo parecido. O autor não quer contar só uma história, quer que o leitor participe da narrativa ao questionar o que está sendo exposto e as escolhas de cada personagem.
Como recomendação pessoal, sugiro que leiam ''O Mito da Caverna'' de Platão. Para os que não conhecem, fala basicamente sobre um indivíduo que durante toda a vida acredita que o mundo no qual vive é de uma forma. Essa é a realidade que conhece e aceita. Entretanto, em determinado momento é exposto a uma nova verdade e percebe que o mundo em que vivia não passa de uma mera ilusão. Essa percepção é dolorosa. Assim acontece com Jonas, o protagonista do livro.
Nesse mesmo contexto, indico o filme "Matrix".
O livro é surpreendente, instigante, desesperador e desafiador. Espero que apreciem a leitura.
Ficha Técnica
Título: O Doador de Memórias
Autor: Lois Lowry
Editora: Arqueiro
Páginas: 190
Recomendo!
Boa Leitura!