Opinião: ''Quem me Roubou de Mim?'' de Pe. Fábio de Melo
"Quem me Roubou de Mim?'' não é um livro de teorias, mas sim um livro ditado pela vida.
Alguns leitores podem apresentar um certo tipo de receio em ler um livro escrito por um padre, por achar que trata- se de vários textos sobre o estudo da bíblia. Devo- lhes informar que essa suposição é errônea. Há algumas partes do livro que o Pe. Fábio fala sim sobre os ensinamentos de Deus, mas não faz nenhum fanatismo religioso.
O sequestro da subjetividade é o tema abordado no livro e vale ressaltar que o seu significado é diferente do sequestro do corpo.
Sequestro do corpo é aquele sequestro físico que diariamente são noticiados nas mídias de comunicações, onde a vítima é reclusa de tudo e de todos do seu convívio social e os sequestradores pedem dinheiro para liberta- lá. Já o sequestro da subjetividade é mais profundo e priva o ser humano de sua disposição de si, de administrar a própria vida e de sua pertença.
Durante a leitura de ''Quem me Roubou de Mim?'', diferentemente de outras obras literárias, nota- se que nas entrelinhas a história do leitor é contada e ele é o personagem principal. Claro que deixando o egocentrismo de lado e colocando- se muitas vezes no lugar do outro.Compadecendo do seu sofrimento, da sua angustia, do seu desespero, mas também do seu amor, da sua compaixão e da determinação por uma mudança pessoal.
O livro apresenta uma linguagem de fácil entendimento, é bem estruturado e reflexivo. No decorrer das páginas o Pe. Fábio nos faz questionarmos e aceitarmos as verdades sobre nós, mesmo que sejam dolorosas.
Ao término do livro é plantada uma sementinha dentro da gente e a partir desse ponto decidiremos se regaremos e cultivaremos a semente para que um dia venha florescer ou se a deixaremos morrer.
"É por isso que eu gostaria de finaliza- lo do mesmo jeito que começou em mim. Com perguntas. Dessa forma, ele não termina, mas se desdobra em você, permtindo- me a proeza de continuar escrevendo de maneira tão eficaz e frutuosa . Se este livro continuar em você, conduzindo- o pelos caminhos instigantes de sua construção humana, então já valeu tê- lo escrito.'' (Pe. Fábio de Melo)
Ficha Técnica:
Título: ''Quem me roubou de mim?''
Autor: Pe. Fábio de Melo
Editora: Planeta
Páginas: 210
Recomendo!
Boa Leitura!