top of page

Homenagem (#6): Carina Rissi


Olá Leitores!

Após mais uma votação na página do blog no facebook, a autora homenageada será... Carina Rissi.

Carina Rissi é uma leitora voraz, sempre lê a última página de um livro antes de comprá-lo e tem um fascínio inexplicável pelo tema “amores impossíveis”. Vê nas obras de Jane Austen uma fonte de inspiração. Quando se desgruda dos livros – tanto dos que lê quanto dos que escreve – Carina se diverte assistindo a comédias românticas ao lado da família e planejando viagens a lugares exóticos que não conhecerá tão cedo, devido ao seu pavor de avião. Ela nasceu em Ariranha, interior de São Paulo, onde mora atualmente com o marido e a filha, após ter vivido uma curta temporada na capital paulista. É autora de ''Perdida'', ''Encontrada'', ''Procura-se um marido'' e ''No mundo da Luna'', lançados com grande sucesso pela Verus e que a tornaram conhecida em todo o país.

*Confiram a entrevista da Carina para o blog O Amante de Livros:

  • Rosacarla- Carina por Carina?

Carina Rissi : Ai, já começa difícil! hahahahaha

Deixa eu pensar... Carina é sonhadora, determinada, e muito avoada.

  • Rosacarla- Qual sua formação, Carina?

Carina Rissi : Acabei não indo pra faculdade. Prestei vestibular e um concurso público ao mesmo tempo. Fiquei com a vaga no concurso e decidi adiar a faculdade por alguns anos. Aí conheci meu marido, me casei, um tempo depois engravidei e a faculdade acabou ficando.

  • Rosacarla- O que você gostava de fazer na sua infância?

Carina Rissi : Eu adorava brincar na rua. De circo, principalmente. E ler, né? Foi ainda na infância que começou a minha paixão por leitura.

  • Rosacarla- E hoje quais são seus Hobbies?

Carina Rissi : Continuo lendo, mas já não brinco mais de circo (mas vou confessar que adoro pegar o Magic click e dizer “wingardium leviosa”, fingindo que sou a Hermione. Quem nunca...) Adoro passar meu tempo livre com minha família. Pode ser um filme, um passeio... tanto faz, desde que eles estejam comigo.

  • Rosacarla- Você sempre leu desde criança ou é algo que veio com o tempo? Quem ou o que lhe incitou o gosto pela leitura?

Carina Rissi : Amo livros desde que fui alfabetizada (talvez até antes disso). Tive professoras que incentivavam a leitura, além de minha mãe que sempre lia comigo, mas eu acho que o que me fez ficar louca por livros foram os livros em si. Sempre fui muito imaginativa, e via os livros como portais mágicos onde eu podia visitar a qualquer momento que quisesse, sem minha mãe me deixar de castigo.

  • Rosacarla- Você sempre sonhou em escrever ou é algo recente?

Carina Rissi : Olha, me tornar escritora não fazia parte dos meus sonhos, não. Mas eu sonhava em ser jornalista, que é bem próximo. Aconteceu por acaso mesmo. Ninguém ficou mais surpresa do que eu.

  • Rosacarla- Como e quando surgiu o estalo de: “eu tenho que escrever algo”

Carina Rissi : Foi depois que vi uma entrevista com a Stephanie Meyer. Ela contou como foi tomar coragem de sentar e escrever Crepúsculo, e eu me identifiquei em muitas situações. Também tinha meus mundos imaginários. Também achava que escritores eram seres de outro planeta. Assim que a entrevista terminou eu peguei meu celular e arrisquei algumas linhas. Me empolguei tanto que acabei escrevendo seis capítulos do que hoje é Perdida.

  • Rosacarla- Na literatura nacional e internacional quem são seus ídolos?

Carina Rissi : Não é segredo pra ninguém que tenho uma paixão incondicional por Jane Austen. Ela é a diva absoluta do meu coração. Também admiro demais Marian Keyes, Sophie Kinsella, Paula Pimenta, Judith McNaught, Marcelo Rubens Paiva, Gullaume Musso, Julia Quinn... Ih, a lista é imensa..

  • Rosacarla- Um livro, um cantor (a) (ou banda) e uma música preferida?

Carina Rissi : Orgulho e Preconceito, OneRepublic e Exagerado, do Cazuza.

  • Rosacarla- Um dia perfeito em sua vida é...

Carina Rissi : Acordar depois das 10 da manhã. Sério.

  • Rosacarla- Pra quem (uma pessoa) você escreveria um livro (pode ser um cantor (a), ator (a) ou alguém do seu ciclo de convivência) e por quê?

Carina Rissi : Nossa, não sei. Todos os livros que escrevo dedico ao meu marido e minha filha, que são meu alicerce. Se fosse escrever algo direcionado a alguém, acho que seria para eles dois.

  • Rosacarla- Como surgiu a ideia de Perdida e Procura-se um marido?

Carina Rissi : Os dois surgiram de perrengues domésticos. Perdida surgiu numa noite em que fiquei sem energia elétrica e eu não sabia ( e ainda não sei) como esquentar o jantar sem o micro-ondas. Procura-se aconteceu quando minha lava-louças quebrou. Encontro inspiração nos lugares mais inusitados. Imagino que por isso escrevo chick lit.

  • Rosacarla- A que você atribui o sucesso dos seus livros?

Carina Rissi : Eu sinceramente não sei. Me dedico inteiramente ao que faço. Tento deixar meus personagens mais críveis possível. Imagino que isso ajude a cativar os leitores de alguma maneira.

  • Rosarcarla- Você tem milhares de fãs e seguidores, a que você atribui esta paixão?

Carina Rissi : Ah, eu não tenho ideia. Ainda fico atordoada com a quantidade de carinho que recebo. Trabalho duro para que tudo fique o mais perfeito possível, escrevo com amor, e talvez meus leitores percebam isso.

  • Rosacarla- Perdida vai virar filme em 2015, qual sua expectativa para o lançamento do filme e como foi ser roteirista do filme baseado em seu livro?

Carina Rissi : Minhas expectativas são as mais altas possíveis! Mal posso esperar para começar as filmagens. Quem sabe aí eu acredite que é real hahahaha

Escrever um roteiro é muito diferente de escrever um livro. Foi um desafio, mas uma experiência maravilhosa. Tive a oportunidade de recontar a história de Ian e Sofia e me apaixonei por eles outra vez. Acredito que os leitores irão se surpreender com essa adaptação, e sairão do cinema com um sorrisão.

  • Rosacarla- Encontrada, continuação de Perdida, vem aí, o que podemos esperar neste livro? Ele é o último ou haverá um terceiro?

Carina Rissi : Falar de Encontrada é tão difícil, porque tem muita coisa acontecendo (e eu sempre acabo dando spoiler). Mas ele basicamente narra as peripécias de Sofia (ela está impossível em Encontrada) para se adaptar pra valer ao século dezenove e se tornar a Sra. Clarke. Podem esperar muita confusão.

Com Encontrada eu fechei um ciclo, mas não a série. Haverá mais. Se um ou mais livros ainda não sei. Tudo o que sei é que o próximo será narrado pelo outro personagem. Notaram o uso do gênero masculino? ;)

*NOVIDADE: O novo livro da Carina Rissi.

​​

Bibliografia:

http://www.skoob.com.br/autor/3380-carina-rissi

http://www.oamantedelivros.com.br/2014/08/entrevista-com-autora-carina-rissi.html

https://www.facebook.com/CarinaRissiEscritora/photos/a.487721477949791.1073741825.402619119793361/934286533293281/?type=3&theater

Espero que tenham gostado!

Destaque
bottom of page