Resenha: ''A Amiga Genial '' de Elena Ferrante
''A amiga Genial'' é o primeiro volume de uma série de quatro livros intitulada ''Napolitana''. Nele, somos apresentados ao início da amizade de duas meninas, Elena e Lila.
***
Em um belo dia, Elena recebe uma ligação do Rino, filho da Lila, informando que sua mãe havia desaparecido. Irritada com a situação e lembrando-se que há 30 anos, Lila havia lhe expressado o desejo de sumir sem deixar nenhum rastro, Elena decide sentar- se em sua escrivaninha e escrever cada detalhe de suas histórias, tudo que havia perdurado a marca do tempo. Lila não só queria desaparecer, mas também apagar toda sua vida que deixara para trás. Se depender da Elena, isso não acontecerá.
***
Memórias...
Elena Greco era uma criança que sempre esforçava- se para conseguir a aprovação das pessoas ao seu redor. Na escola era considerada pelo professores uma das alunas mais inteligentes. Morava em Nápoles, um bairro pobre, com sua família. Levava uma vida modesta, sem muitas regalias. Era exemplo de aluna e filha.
Raffaella Cerullo, mais conhecida como Lila, era uma criança sem modos, com uma vestimenta desleixada, nada educada, uma menina totalmente diferente, mas em compensação muito inteligente, aventureira e destemida.
Desde a chegada da Lila na vizinha, Elena encantou- se pela menina e faria o que fosse possível para ser sua amiga.
Com o decorrer dos dias, é construído um vínculo de amizade entre Elena e Lila. Havendo muitas vezes uma certa disputa, principalmente nos estudos, para ver quem tinha o maior rendimento e recebia mais elogios dos professores. Porém, a amizade delas era baseada também na cumplicidade. Embarcavam em pequenas aventuras e faziam planos para um futuro com mais comodidades, longe daquela região regida pela violência, pobreza e medo.
Com o término do quinto ano, enquanto Elena dá continuidade aos estudos, Lila não recebe apoio da sua família e começa a trabalhar na sapataria do seu pai. A partir desse ponto, a vida das duas amigas tomam um rumo totalmente diferente.
-Será que até o final do livro, Elena terá alguma notícia sobre o desaparecimento da sua amiga Lila?
Recomendo essa leitura a todos que apreciam uma narrativa emocionante, leve e fluida, que permite ao leitor viajar pelo seu passado e reviver as amizades da infância.
FICHA TÉCNICA:
Título: A amiga genial
Ano: 2015 / Páginas: 336 Editora: Biblioteca Azul
Autor: Elena Ferrante
Recomendo!!!