Resenha: ''Poder Absoluto'' de David Baldacci
O que você faria se fosse testemunha de um crime envolvendo um dos homens mais influentes do mundo?
Luther, um veterano ladrão, se vê diante desse dilema após ter seu plano frustrado. Ao arrombar a mansão do bilionário Walter Sullivan e recolher alguns objetos valiosos, antes que pudesse ir embora, Luther escuta passos e vozes vindo em sua direção. Mas quem poderia ser? Pensara ele. A mansão estava vazia, repassara todo o plano em sua mente. Nada poderia dar errado. Forçando- se a se controlar, Luther decide se esconder dentro de um cofre. A porta espelhada falsa proporcionava uma visão clara das pessoas que estavam no quarto, mas essas não podiam vê-lo. Por hora, estava seguro.
Após alguns intermináveis minutos dentro do esconderijo, Luther demorou para acreditar na chocante cena que se formara diante dos seus olhos. Ele presenciou o assassinato de Christy Sullivan durante encontro amoroso com Alan Richmond, o presidente dos EUA. Por mais revolta e dor que pudesse lhe proporcionar tamanha violência, ajudar aquela jovem mulher que lutara com toda garra para sobreviver estava fora de cogitação. Sabia perfeitamente que se tomasse alguma atitude seria liquidado, assim como Christy fora.
Enquanto olhava a chefe de segurança limpar meticulosamente cada detalhe que pudesse incriminar o ''Sr. Presidente dos EUA'', Luther só pensava em sair daquela mansão o mais rápido possível, de preferência sem ser descoberto. Sem pensar duas vezes, fugiu assim que surgiu uma oportunidade.
O assassinato da esposa do bilionário Sullivan alimentou por meses os jornais. Principalmente após Luther ser considerado o principal suspeito pela polícia.
Mas, como um veterano ladrão fará justiça? Quem acreditaria que o presidente dos EUA é responsável pela morte de uma mulher? Seria taxado como um lunático? Se ele vira toda a cena, não é porque fora roubar a mansão?
Diferentemente do Alan Richmond, Luther não era um assassino. Ficara mais de uma década preso e pagara pelos seus erros. O presidente não deveria pagar pelos seus também?
Luther não é nenhum santinho, mas sua astucia e inteligência foram primordiais para a resolução da cena do crime. Seria muito fácil para ele esquecer essa história toda e seguir com sua vida de roubos, mas algo o impediu de tomar essa decisão.
Talvez fosse por ver nos noticiários um animal irracional, idolatrado pela população, sem escrúpulos sorrindo de orelha a orelha. Tentando transmitir para as câmeras uma imagem de pai de família, honrado, digno de votos e de uma reeleição. Beijando os rostinhos das crianças com aquele ar: ''vocês são o futuro da nação''. Isso causava tamanha indignação e Luther sabia que deveria fazer algo para colocar os verdadeiros criminosos na cadeia.
Será que a máscara do ''Sr. Presidente dos EUA'' irá cair?
Descubra lendo ''Poder Absoluto''.
FICHA TÉCNICA:
Título: Poder Absoluto
Ano: 2013 / Páginas: 384 Editora: Arqueiro
Autor: David Baldacci
Abraços e até o próximo post!