Resenha: ''Minha metade silenciosa'' de Andrew Smith
Nota pessoal 1: Interessei- me pelo livro ''Minha metade silenciosa'' após ler sua sinopse, ato que geralmente não costumo fazer. A ideia vendida era de uma leitura envolvente, que despertaria em mim um mix de sentimentos. Algo que não aconteceu. Como criei muitas expectativas, fiquei decepcionada ao término das suas 304 páginas.
Resenha: ''Minha metade silenciosa'' é narrada pela visão de um garoto de apenas 14 anos, chamado Stark McCellan. Ele nasceu com anotia, ou seja, não tem uma das orelhas. O que é na escola motivo de bullying.
A obra foi classificada como sendo similar ao livro "Extraordinário" da autora R.J. Palacio. Agora,você deve perguntar- se qual a relação entre os dois livros. Bom, na minha percepção não vejo nenhuma.
Diferentemente do August que tem uma base familiar sólida- com pais que preocupavam- se com seu bem- estar e que a todo momento demonstravam o amor que sentem pelo filho- o mesmo não pode ser dito pelo Stark. Ele sobrevive em um lar totalmente destruído e desequilibrado. Seus ''pais'' agem com ele e com seu irmão mais velho, o Bosten, como se fossem dois estranhos morando sob o mesmo teto.
Conversar tranquilamente? Dizer eu te amo? Abraçar? Isso não pertencia a família McCellan. No dicionário dos perturbados ''pais'': conversar significava bater num dos filhos até ficar com vergões nas costas, enquanto o outro era forçado a assistir toda a violência, sendo que depois o irmão agredido era colocado em um quarto escuro e sem nenhuma higiene.
Se eles tinham regras, uma casa, comida na mesa, do que mais poderiam querer? Abraçar, é envolver o corpo de outra pessoa com os braços. Não é mesmo? Mas... esse não era o papel das roupas? O senhor e a senhora McCellan não passariam por esse constrangimento, a não ser que fosse necessário interpretar na frente dos ''amigos'' uma família feliz e unida, algo que definitivamente NÃO eram... Pois bem, esse é o lamentável pensamento daqueles que deveriam proteger e amar seus filhos e não tornarem mais um inimigo a ser derrotado.
Enfim, o Bosten arrumava com certa frequência brigas na escola. A diretora ligava para seus pais e informava sua suspensão. No caminho de volta para casa, já sabia o que o esperava. Seria alvo de mais uma sessão de torturas. Se aquele era o castigo por defender seu irmão caçula, não importava. Aguentaria fortemente a dor das surras para manter seu irmão são e salvo. Apesar de acreditar que já estava na hora do Stark defender- se dos garotos da escola.
Após mais uma briga do Bosten com seu ''pai'', ele decidiu não continuar mais naquela situação. Então, fugiu de casa na calada da noite. Mas, como fora tudo de última hora, partiu sem ao menos levar seu irmão ou despedir- se dele.
Ao amanhecer, Stark notou que algo estava errado. Começou a procurar pelo Bosten, mas não o encontrava. Após olhar por toda a residência, ele enfim percebeu que seu irmão fugiu de casa e agora estava sozinho.
Como sentia muita falta do irmão, Stark decidi ir procura- lo. Mas, ele nem ao menos imaginava que ao tomar essa decisão muitas coisas mudariam, não só sua vida como também seus sentimentos.
Durante essa ''aventura'' muitos foram os perrengues que o Stark passou até descobrir o paradeiro do seu irmão.
Será que algo terrível aconteceu com Bosten? Se sim, o que será? Se não, após o reencontro, eles voltarão para a casa dos pais e se sujeitarão às sessões de tortura? E durante todo esse tempo, onde ele estava?
Nota pessoal 2: Bom, ao ler ''Minha Metade Silenciosa'' essas perguntas foram respondidas. Em contrapartida algumas interrogações criadas em minha mente enquanto lia o livro ficaram sem respostas. Infelizmente, considero que algumas cenas importantes deveriam ser concluídas e exploradas pelo autor.
Apesar de ficar claro o meu desapontamento por esse livro, o recomendo. Pois, como todos sabem, um mesmo livro pode ser lido por milhares de pessoas e cada uma ter sua interpretação. Quem sabe assim que você lê- lo não terá uma ideia diferente da minha e amará a leitura?
FICHA TÉCNICA:
Título: Minha metade silenciosa
Ano: 2014/ Páginas: 304
Editora: Gutenberg
Autor: Andrew Smith
Espero que tenham gostado e até o próximo post!