top of page

Resenha: ''Apenas Um Garoto'' de Bill Konigsberg


"Ele me viu. Viu quem eu era por dentro e gostou, e

eu gostei. Gostei de quem ele viu. Eu de verdade, não o rótulo."

(Rafe)

Olá Amantes Literários, tudo bem com vocês? Espero que sim. Bem, a resenha de hoje será dividida em três partes. Contarei um pouco sobre meus sentimentos antes, durante e depois da leitura desse livro. Espero que gostem.

ANTES: "Uau, eu tenho que ler esse livro!"

Ouvi falar muito bem dessa obra. Imediatamente revirei vários blogs para ler as resenhas e opiniões. Fiquei super interessada por três motivos: muitos leitores gostaram, fiquei curiosíssima para saber como o autor abordaria o tema "sexualidade" e achei a capa bem interessante.

DURANTE: "Nossa! Peraí. É isso mesmo? "

Para começar, o texto não é nada do que eu imaginei. Não é pior. Também não é melhor. Só é... diferente. Se é que me entendem. Mas um diferente bom.

Ao longo das páginas dessa obra conhecemos o simpático Seamus (pronuncia-se XEI-mus) Rafael Goldberg. Ou, como ele prefere, Rafe. Ele saiu do armário no oitavo ano. Sua família e os amigos da escola receberam a notícia super bem. Destaque para seus pais, personagens fundamentais que deram um toque leve ao texto pelo modo como foram construídos. Assim como sua melhor amiga, a Claire Olivia.

Pois bem, nosso querido Rafe vivencia uma série de conflitos internos, pois acredita que as pessoas o vê como um rótulo. A única coisa que deseja é poder ser ele mesmo. Então, decide mudar radicalmente e dar continuidade aos estudos em uma escola só para meninos em outra cidade. Detalhe: ele omite que é gay.

As coisas vão bem para ele, que consegue exatamente o que precisava. Ou melhor, o que achou que precisava. Os meninos o tratam como qualquer outro garoto, sem barreiras.

Poderia até dar certo, sabe? Se ele não tivesse se apaixonado pelo cara que veio a se tornar seu melhor amigo na nova escola (e que desconhecia o fato de Rafe ser gay).

Imagina só, quanta confusão vem por aí.

DEPOIS: "Como assim, sociedade?"

Acabei a leitura. Tenho que dizer: gostei. Cara, esse autor é muito bom! Ele te faz mergulhar na história, literalmente. A escrita tem uma certa sutileza, é evidente o cuidado que ele teve na construção dos diálogos. E os personagens? Um mais interessante que o outro.

Mais que uma discussão sobre "sexualidade", do meu ponto de vista, a obra nos apresenta uma crítica social a respeito de aceitar-se como você verdadeiramente é, independentemente dos padrões tidos como "normal" ou "aceitável" pela sociedade.

Sinceramente, gostei mais da forma como foi escrito e desenvolvido o enredo que do desfecho. De modo geral é uma leitura bacana que me fez rir bastante, me irritar um pouco e refletir muito.

FICHA TÉCNICA:

Título: Apenas Um Garoto

Ano: 2016 / Páginas: 256 Editora: Arqueiro

Autor: Bill Konigsberg

Abraços e até o próximo post!

Destaque
bottom of page