top of page

Top 5: Livros que me fizeram chorar

Oie Leitores!

Tudo bem com vocês? Espero que sim!

No post de hoje, listarei cinco livros responsáveis por me fazer chorar horrores. Sejam eles porque partiram meu coração 💔, ou simplesmente, porque me emocionaram com sua delicadeza 😿.

Confiram:

5º ''Cartas de Amor aos Mortos'' de Ava Dellaira

Tudo começou como uma tarefa escolar: escrever uma carta de amor para uma pessoa que já morreu. Mas, nossaprotagonista Laurel vê nessa simples atividade uma forma de expor seus sentimentos e tentar compreender o vazio deixado em sua vida após a morte de sua irmã, May, e a separação dos seus pais.

Ao escrever sua primeira carta, Laurel sentiu- se revigorada e decidiu continuar mesmo com a professora dando fim a lição. Só que havia um porém, ela não queria que ninguém lê- se suas cartas, inclusive a sra. Buster.

Após a morte da May, Laurel decidiu começar uma nova vida afastando- se de todos que conheciam seu passado. Mas, fugindo dos problemas e não enfrentando seus ''monstros'' internos não haverá superação da dor. Os dias difíceis vão vir, mas eles não virão para ficar.

Nossa protagonista enfrentará decepções na nova escola. Mas, também conhecerá novos amigos dispostos a ajudá- la quando estiver pronta para compartilhar seus pensamentos e seu passado. Além de apaixonar- se por um garoto misterioso, chamado Sky, que será primordial para seu amadurecimento pessoal.

Essa é uma história que mostra o caminho da superação que Laurel viveu dia após dia. Perdoando aqueles que um dia a fez sofrer, para enfim trilhar seu caminho.

4º "A noiva é tamanho 42 (#5)" de Meg Cabot

Bom, neste último volume da série que conta a história da protagonista Heather Wells, o livro é envolvido em torno de um crime no Conjunto Residencial Estudantil de Nova York (apelidado de alojamento da morte) e os preparativos para o casamento de Heather e Cooper. Infelizmente ou felizmente, Heather é envolvida mais uma vez em um caso de morte dentro do seu ambiente de trabalho. Uma caloura chamada Jasmine é encontrada morta no quarto. Aparentemente tudo está no seu devido lugar. Suspeitavam que a morte da jovem estava relacionada com a asma. Mas depois de um olhar mais detalhado do IML, a suspeita foi totalmente descartada. Realmente os preparativos do casamento está se tornando uma tarefa muito mais difícil do que Heather esperava. Para completar seus afazeres, o príncipe Rashid, herdeiro de um país muito conservador e rico, foi morar no conjunto Fischer. Aproveitando do seu título de nobreza, dá muitas festas (não autorizadas pela diretoria) e regada de bebidas alcoólicas, infringindo várias regras. Movida por sua veia investigativa, Heather, consegue fazer várias descobertas no caso Jasmine. Mais do que nunca ela precisa saber quem é esse assassino (a) que anda solto (a) pela faculdade e detê- lo(a), antes que faça novas vítimas. Cooper fala no livro que: ''...as coisas nem sempre são o que aparentam". E essa frase cabe perfeitamente como uma dica quando você for ler: ''A noiva é tamanho 42.'' O final, não podia ser diferente. O tão esperado dia, o casamento de Heather e Cooper (envolvendo muita emoção e muitas lágrimas).

3º "A estrela que nunca vai se apagar" de Esther Earl com Lori e Wayne Earl

Este livro é uma biografia da adolescente Esther Grace Earl, que inspirou Jonh Green a escrever 'A culpa é das estrelas'.

Vinda de uma família religiosa de 7 membros, Esther sempre foi uma pessoa criativa, inteligente, amiga, bondosa, disposta a ajudar o próximo e com um amor imensurável por animais (se pudesse adotaria todos os gatos e cães abandonados e levaria para casa). Com apenas 12 anos, Esther foi diagnosticada com câncer de tireoide.

Para ajudar a contar a história dessa adolescente que inspirou e inspiram as pessoas, o livro traz partes do seu diário- relatando seu dia a dia e de como lidava com a doença- além das conversas dos grupos online que fazia parte, seu vlog, fotografias, desenhos e relatos da família e amigos. A introdução do livro foi feita pelo John Green que era seu amigo pessoal desde que a conheceu na convenção dos fãs do Harry Potter.

Ao longo da história, uma das coisas que chamaram minha atenção foi a maturidade e a força que Esther teve para enfrentar o câncer. Claro que como qualquer ser humano que recebe esse diagnostico, a principio ela ficou indignada e até chorou, mas o que a diferenciou das demais pessoas foi que em vez de se lamuriar por ter a doença, ela ergueu a cabeça e lutou pela vida.

''Mãe, sei que sou só uma criança, mas posso dizer que passar pelo câncer me ajudou a crescer. Às vezes, quando penso em por que tinha que ser eu, recebo algumas “respostas” (...) um dia percebi que sem Deus nada importa. Por isso, pedi que Ele entrasse no meu coração. '' (Esther)

'A estrela que nunca vai se apagar' é um livro que todos deveriam ler.

2º ''A Menina que Roubava Livros'' de Markus Zusak

Bom, este é o livro responsável por fazer com que eu queira ler tudo que vejo na minha frente. Meu número um da minha lista dos favoritos, meu xodó . Conheci esse livro, através de uma indicação da minha irmã. Sempre sonhei ser uma leitora assídua, mas não encontrava aquele livro certo, que despertasse em mim novos sentimentos e emoções. Quando vi ''A menina que roubava livros'' foi amor à primeira vista, mesmo tentando no início não me envolver. Refletindo sobre esse momento, cheguei a uma conclusão: ANTES, sem os livros, minha vida era um triste filme mudo e preto e branco ... AGORA com meus amados ''filhos'' meu mundo é colorido, divertido, tenho voz, viajo toda semana a diversos lugares onde nunca pensei que iria um dia. Considero o transporte proporcionado por um livro melhor do que um transporte da ''vida real''- onde as lembranças com o tempo ficarão escassas e as fotografias terão a difícil missão de por si só contarem as aventuras vividas. Já no transporte literário, quando você realmente gosta do livro, pode passar quanto tempo for, você lembrará com uma riqueza todos os detalhes, sentimentos proporcionados, os lugares visitados, as aventuras vividas, as pessoas encontradas, aquele amor de verão ou grande amor, lembrará aquela pessoa que morreu sem dizer adeus ou aquela que demorou para partir, esses dias (ou horas, se você ler rápido) ficarão eternamente guardados em sua memória. Hoje, eu posso dizer com todas as palavras: EU AMO LER, leio por prazer não por obrigação. Sou grata aquela pessoinha que um dia me entregou um novo mundo em minhas mãos.

Foi a partir do livro ''A menina que roubava livros'' que ingressei no mundo da leitura e desse mundo não saio mais não.

1º "Extraordinário" de R. J. Palacio

Tenho na minha humilde concepção que não existam palavras suficientes no dicionário que possam descrever o livro ''Extraordinário'' em sua totalidade. Portanto utilizarei do seu próprio título para "tentar" descreve- lo. A história é extraordinária, os personagens são extraordinários e a autora é extraordinária.

O livro tem como personagem principal o August, que possui um rostinho diferente das demais pessoas. Ele é um verdadeiro guerreiro, consegui passar tranquilidade em momentos extremos. Com apenas 10 anos já realizou diversas cirurgias, mas a dor de uma intervenção cirúrgica não se compara com o preconceito das pessoas.

Enquanto lia o livro, em diversas partes tentei me colocar no lugar do August para ver se seria capaz de superar tudo como ele sempre faz, e a resposta é NÃO. Outro questionamento que me veio com essa leitura é: Com a globalização e o acesso rápido a diversas informações, como é que ainda existam pessoas preconceituosas? Infelizmente há uma parcela na sociedade que "definem" uns aos outros pela sua aparência física, o que é inacreditável. Muitas vezes no livro as pessoas falavam que o August não era "normal". O que significa ser normal, na sociedade em que vivemos? Ter uma bela aparência? Me poupe, August é um menino de ouro, um menino que com pouca idade já esteve diversas vezes entre a vida e a morte, um menino que gosta de Star Wars, que ama sua família, um menino que aos poucos conseguiu conquistar todo mundo, assim como também me conquistou.

Recomendo o livro ''Extraordinário'' a todos vocês que querem ter uma leitura incrível, leve, extraordinária e emocionante.

"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo." (August Pullman)

Espero que tenham gostado e até o próximo post!

Destaque
bottom of page