top of page

Por trás do blog literário ...


Olá blogueiros e leitores! Como estão? Espero que bem!

Antes de mais nada, comunico que este post será diferente dos que estou acostumada a postar no blog. Não será nenhuma homenagem a um(a) renomado(a) escritor(a), uma resenha ou alguma tag do momento, mas sim um texto totalmente pessoal que decidi compartilhar com vocês. Muitos podem concordar ou discordar com o que citarei.

Bom, se você ainda continua lendo esse post, fico feliz; pois saiba que não é nada fácil em meio a tantas distrações, tecnológicas ou não, prender sua atenção nem que seja por um segundo. Talvez seja por concluir que um post não é atrativo, após o término da leitura da primeira linha; depois de receber uma notificação no facebook ou até mesmo um barulhinho no celular anunciando uma nova mensagem no whatsapp, enfim, várias são as possibilidades. Não quero generalizar os leitores de blogs literários, essa não é a minha intenção. Pois, a grande maioria são fieis leitores, que merecem até ''cartão fidelidade''. Compreendo sim que é direito de uma pessoa continuar ou não a leitura de um post, mas vale lembrar que atrás daquele texto que você nem se deu ao trabalho de ler até o fim, para enfim formar uma opinião, existe uma ''pessoinha''sedenta por reconhecimento pelo seu trabalho, seu esforço, suas horas bolando e colocando em prática sua ideias e por último, postando seu conteúdo (nem sempre a internet ajuda, falo por experiência própria). Em uma empresa particular, um funcionário é reconhecido pelo seu desempenho profissional através de uma bonificação ou até mesmo um plano de carreira. Com o blogueiro é diferente, ele almeja ser reconhecido através de interação com os leitores, autores, editoras, e até mesmo outros blogueiros.

Sejamos sinceros, todo blogueiro literário, assim que realiza a inscrição para parceria com alguma editora, fica contando os dias para sair a listinha dos escolhidos e torcendo para que o seu blog esteja no meio da seleção. Após uma confirmação positiva, o sentimento é como se estivesse vencido todos os obstáculos e acabado de escalar o Monte Everest, é a junção de trabalho, esforço e dedicação que resultaram a sensação de ser especial, o escolhido para fazer parte do grupo dos vencedores. Foi assim que me senti após realizar a primeira (e única, até agora) parceria com uma editora. Enfim, ter essa confirmação de que alguém leu seus posts, analisou seu layout , sua diagramação, entre outros fatores e gostou do que viu, é o tão almejado e gratificante reconhecimento que todo blogueiro deseja.

Particularmente, muitas vezes não consigo me visualizar como uma ''blogueira literária''. É difícil de explicar, mas no meio dessa blogosfera, tenho essa noção de que há blogs mais interessantes, com mais conteúdo e tempo de criação do que o meu. Não estou desmerecendo o que faço, sei que esse é o melhor que posso oferecer no momento, mas tenho muito o que melhorar. ''Blogueira literária'', do meu ponto de vista, significa um status. É como se fosse alcançado após a subida de uma escada de incontáveis degraus. Ainda me encontro nos primeiros, muitas vezes pensando em desistir por ser frustrantes as minhas tentativas e outras penso no objetivo do blog e persisto, sabendo que uma hora ou outra conseguirei ir para o próximo degrau. Sinceramente, enxergo- me como uma pessoa que compartilha, na internet, sua paixão pelos livros. Será que estou conseguindo? Espero que sim! Há algum tempo, acompanho alguns blogs e canais no youtube (já perdi a conta de quantas vezes assisti unboxings, resenhas, entrevistas com autores,...) e penso que esses sim são booktubers e blogueiros literários de verdade.

Sinto como se estivesse incumbido uma cobrança de estarmos com a escrita correta, apresentarmos novidades toda semana, realizarmos sorteios, sempre ter uma parceira a apresentar aos leitores, possuir a melhor estante, o maior número de livros, a mais elaborada resenha, além de se manter sempre atualizado do mundo editorial.

Possuir um blog literário, significa ter muita responsabilidade e comprometimento. E acima de tudo foco. Depois de tudo o que disse, tenho quase toda a certeza que muitos devem estar pensando: ''Se não está aguentando, pede para sair! Qual a razão de ter um blog, se possui todos esses complexos? O que você ganha com isso?''

Bom, quantas perguntas! Para aqueles que conhecem o ''Amantes Literários'' há algum tempinho, sabem que sempre escrevo que ele foi criado com o intuito de incentivar o maior número de pessoas a lerem. E é isso que tenho em mente e pretendo fazer. O blog é um meio de comunicação que tem essa possibilidade de englobar vários e possíveis leitores. Ele é um projeto que criei, à noite, quando estava olhando para a tela da televisão, mas com o pensamento longe. Foi algo muito rápido, como se fosse um estalo em minha mente e quando eu me assustei, já tinha corrido para pegar o notebook e começado o processo de criação da capa desse projeto. Atualmente, busco incentivar as pessoas através dos meus posts e publicações no facebook. Eu tenho a certeza de que o que estou fazendo é muito pouco, mas espero, do fundo do meu coração, que tenha pelo menos incentivado uma pessoa a ler.

Quando falo que o ''Amantes Literários'' é um projeto, significa que visualizo algo que até então nasceu de uma forma virtual, ir para a vida real. Não sei se vocês perceberam, mas o slogan (na capa do blog) é: ''Compartilhando o prazer de ler''. E não existe uma forma melhor de compartilhar a paixão pela leitura, do que oferecer livros principalmente às pessoas que não possuem acessibilidade a esse maravilhoso mundo, na minha cidade e depois, se tudo der certo, pretendo expandir. Eu sou muito ''pé no chão'' e sei que o projeto é muito, mas muito mais trabalhoso e complicado do que ter um blog literário. Não será nada fácil conseguir concretizar esse sonho. É algo que quero muito, mas muito mesmo fazer, digo isso com toda a minha alma. E o que eu vou ganhar com isso? A certeza de que contribui para a formação de uma nação pensante.

Não escrevo isso para engrandecer- me aos olhos de ''desconhecidos'', mas porque eu sou a prova viva que o livro tem o poder de mudar as pessoas, assim como me mudou.

Eu já fiz um link explicando isso no blog e não vejo a necessidade de escrever a mesma coisa de novo (deixarei o link no final do texto e quem tiver interesse é só acessar). Realmente, sou uma nova pessoa depois que a leitura entrou em minha vida. Não me entendam mal. Nunca fui ''fora da lei'' kkkkkk.

O blog ''Amantes Literários'' gasta um pouco bom das minhas energias, para fazer uma resenha, demoro horas, não pensem que é fácil, porque não é. Às vezes, quando quero publicar algo, a internet não carrega a página, fico nervosa, querendo postar logo o conteúdo. E me dá um tiquinho de dor de cabeça. Mas, querem saber de uma coisa, eu amo fazer isso. Eu amo ser criadora de conteúdo, amo aprender a cada postagem e acima de tudo, saber que posso estar incentivando alguém a ler. Outro dia mesmo, estava olhando o meu blog e percebi o quanto ele mudou. O primeiro design que coloquei era de fundo todo rosa escuro, as letras nem apareciam direito, não formatava o texto, não ajustava a imagem da capa do livro, e as ''resenhas'' então... nossa, que diferença! Eu não exclui as opiniões literárias, que cismava dizer que eram resenhas, deixei no blog mesmo com um texto sem concordância verbal e nominal (mas, formatei, não aguentei, rsrsrs); pois faz parte da ''história'' do blog. Mas, hoje quando leio minhas últimas resenhas, normalmente termino com um UAUUU.

Entendem uma coisa, vai ter dia que eu vou acordar de mal humor e perguntar fazendo careta: ''O que é isso que fiz?'' E outros, que vou falar com admiração e sorriso estampado no rosto: ''O que é isso que fiz?''. Posso até mudar a entonação das palavras de acordo com o humor no dia, mas o que eu falar/escrever será a voz do meu subconsciente.

Para finalizar esse textão que tinha como intenção ser um post pequeno, termino completando o título:

Por trás do blog literário... existe uma sonhadora leitora.

Link: http://amantesliterarios.wixsite.com/livros/single-post/2016/07/29/Entendam-o-motivo-do-livro-A-Menina-que-Roubava-Livros-ser-o-meu-favorito

Espero que tenham gostado do post, e se tiver um feedback positivo, farei um segundo ''Por trás do blog literário'', há muitas coisas que quero contar para vocês.

Destaque
bottom of page