top of page

Por trás do blog literário... (#2)


Olá blogueiros e ávidos leitores! Tudo bem com vocês? Espero que sim!

Bom, para quem ainda não sabe, publiquei há alguns dias o primeiro ''Por trás do blog literário...'' (deixarei o link no final da página para quem quiser acessar depois). Gostei tanto do resultado final que decidi repetir a dose e aqui estou, mais uma vez, escrevendo com todo carinho para vocês. Vale ressaltar que esse é um post onde tentarei expressar o mais breve possível o meu posicionamento sobre um assunto de extrema importância.

Iniciarei esse texto com uma simples, mas instigante pergunta: Qual é o papel do blogueiro literário no mundo editorial? (tirem, nem que seja um minutinho, para refletirem sobre isso) Já pensaram? Deduzirei que sim! Do meu ponto de vista, encanam- se aqueles que concluiram que concretizar uma parceria, receber livros e fazer resenhas são as únicas tarefas executadas por um blogueiro. Saibam que suas contribuições são essenciais para dissipação da literatura, seja nacional ou internacional, além de poder incentivar seus leitores a lerem determinada obra mencionada em seu blog e principalmente, apoiar os autores nacionais. Esses que, apesar do árduo trabalho e esforço dedicado a produção de um livro, muitas vezes não tem o seu merecido reconhecimento. E é nessa hora que torna- se indispensável o papel do blogueiro.

E vocês, blogueiros e leitores, realmente apoiam os livros escritos por autores brasileiros? Sim ou não? Ajudarei- os a responder essa pergunta com uma outra pergunta. Vocês entenderão! Lá vai: Quantos livros nacionais vocês possuem? E quantos são os internacionais? Creio que assim como eu, tenham ficados assustados ao perceberem que a maioria são internacionais. Com isso, não quero dizer que devemos abandona- los e só lermos nacionais. Não é nada disso! O meu intuito é conscientiza- los sobre essa lamentável realidade, em que muitas vezes nos esquecemos da importância do apoio e da valorização dos autores que compartilham a mesma nação que a nossa. Se darmos essa oportunidade a eles, tenho certeza de que muitos irão se surpreender com uma ótima leitura.

Deve passar pela mente de muita gente: ''Mais, como posso apoiar esses autores nacionais?" Além de adquirir um exemplar do seu livro (eles também possuem suas dívidas, e cá entre nós, publicar um livro, no Brasil, não é nada barato), vocês também podem entrar em contato com o(a) autor(a), através da internet, e expressar sua opinião ao término da leitura juntamente com o que achou do conjunto da obra como um todo. Toda opinião será válida. E até as negativas (se tiver) contribuirá para o desenvolvimento do(a) autor(a). E, não menos importante, poderão compartilhar com outros leitores os livros nacionais que mais agradaram- lhes. Essas são apenas pequenas ações do ponto de vista de um leitor, mas de extrema importância para um escritor.

Que tal fazer um livro nacional a sua próxima leitura?

Se você não sabe por onde começar, é só entrar no meu blog ou em outros, que indicam livros nacionais e escolher dentre uma gama de possibilidades, a obra que mais lhe chamou a atenção.

Terminarei esse post assim como o primeiro, completando o título.

Por trás do blog literário... existe uma leitora de livros nacionais.

Link: http://amantesliterarios.wixsite.com/livros/single-post/2016/11/27/Por-tr%C3%A1s-do-blog-liter%C3%A1rio-

Abraços e até breve!

Destaque
bottom of page