top of page

Resenha: "Sofia" de Mai Passos G.


Olá leitores! Tudo bem com vocês? Espero que sim!

O primeiro post do ano, como vocês devem suspeitar, será sobre o livro nacional: ''Sofia'', escrito pela parceira do blog, Mai Passos G.

***

Quando alguém que amamos morre em um trágico acidente, é

completamente normal procurarmos respostas para muitas perguntas que, por ventura, surgirão em nossos pensamentos. Nesse momento, muitas começarão com ''E se...'', dita ou pensada de forma sobrecarregada, com sentimentos de culpa, total ou parcial, por sentir que foi o responsável por deixar que o pior acontecesse. De fato, os acidentes são tidos como fatalidades. A tristeza, solidão, fúria, o medo e outros sentimentos decorridos da dor da perda, com o tempo amenizarão... Bom, enganam- se aqueles que pensam que esse livro é sobre pessoas enlutadas. ''Sofia'' é uma emocionante história de pessoas devastadas pela morte de um ente querido, dispostas a superarem essa fase. Uma tarefa nada fácil, diga- se de passagem. Também, alerta o leitor, com uma escrita delicada, sobre a importância de ser doador de órgãos.Tendo sempre, como grandes aliadas dos personagens: a fé e esperança.

Com apenas seis anos de idade, Sophie, teve que lidar com a morte de Sofia, a sua irmã mais velha. A notícia atingiu de forma repentina e indescritível não só a ela, mas também a seus pais, que perderam naquele momento uma extensão de suas almas. Após o enterro da Sofia, a convivência familiar, em sua casa, ficara cada dia mais difícil. Se no passado a união representava sua família, no presente já não representa mais.

Após doze anos da morte da sua irmã, Sophie decidi unir novamente sua família. Ela então embarca em uma incessante jornada atrás da pessoa que recebera o coração da sua amada Sofia. Considero essa parte do livro bem emocionante. Pois a autora com toda a sua sensibilidade ao escrever essa história, conscientiza- nos que estamos sim sujeitos a passarmos por momentos ruins, e por mais que seja difícil e triste, ao mesmo tempo, falar sobre isso, doar órgãos é uma, dentre várias formas de superar a dor da perda e até mesmo ajudar quem tanto precisa, permitindo que a pessoa que amamos, traga vida a outras pessoas. ''O milagre da vida, do amor, da esperança.''

Várias são as lições que aprendemos ao término da leitura, como por exemplo: saber perdoar, amar sem condições, ser honesto com os sentimentos, grato pelo que temos e aceitar o próprio tempo, para sentir a dor e consequentemente poder superá-la.

Enfim, ''Sofia'' é aquele tipo de livro que lemos em apenas um dia e é capaz de nos marcar para sempre, com momentos que alternam de dor a felicidade, como acontece nas melhores famílias.

FICHA TÉCNICA:

ISBN-13: 9788592147709 ISBN-10: 8592147700 Ano: 2016 / Páginas: 160 Idioma: português Editora: Independente

Recomendo e até o próximo post!!!

Destaque
bottom of page